18 de mai de 2016

H1N1: alimentos que aumentam a imunidade de adultos e crianças contra a gripe

O surto de H1N1, principalmente na região Sudeste do Brasil, tem provocado uma corrida às clínicas de vacinação e aos hospitais. A alimentação é um dos pilares que podem ajudar a deixar seu filho longe do vírus. Veja o que incluir no cardápio para prevenir e combater a doença

O H1N1 é um subtipo da gripe Influenza A. Em geral, o aumento do número de casos começa a ser registrado com a aproximação do inverno em junho. Neste ano, contudo, a doença chegou mais cedo e pegou todo mundo de surpresa, principalmente nos estados da região Sudeste, como São Paulo, que já registrou dezenas de mortes. Além de tomar a vacina e de se prevenir com hábitos de higiene, há outra arma muito poderosa para evitar e até combater a doença: a comida!

“A alimentação é a base para a prevenção de muitas doenças. A combinação de alimentos adequada tem o poder de deixar uma pessoa saudável e com boa imunidade para ter mais resistência a gripes e tantas outras doenças”, diz Liliane Opperman, nutróloga, especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

De acordo com ela, vários alimentos ajudam a aumentar a resistência imunológica, oferecendo ao organismo mais chances para combater o vírus, junto com a hidratação. “Uma porção de oleaginosas ao dia – o equivalente a duas ou três nozes, por exemplo -, duas porções de vegetais folhosos escuros e um dente de alho diariamente podem contribuir significativamente para o aumento da imunidade”, diz a especialista, que reforça: “É importante ressaltar que a alimentação é apenas uma parte da prevenção contra as gripes. A vacina em dia e os cuidados básicos de higiene são fundamentais para prevenção da H1N1”.

Confira aqui uma lista de alimentos para incluir no cardápio de casa e turbinar a imunidade da família inteira:

- Oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas. Elas são ricas em vitamina E, que é benéfica porque age no combate à diminuição da atividade imunológica.

- Vegetais de folhas verde-escuras, como couve, brócolis, rúcula e espinafre. Eles possuem vitaminas A, B6 e B12, responsáveis pela maturação das células imunes, que ajudam na resistência às infecções.

- Alho. O alimento tem função imunoprotetora e vem com uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes que ajudam a evitar gripes e outras doenças.

- Cebola. Ela possui quercitina, um potencializador da função imune que, além de prevenir doenças virais, combate também as alérgicas.

- Laranja, acerola e goiaba. Alimentos fontes em vitamina C melhoram a flora intestinal e aumentam a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e combatem doenças como a gripe.

- Shimeji e shitake. Ambos são ricos em lentinana, um nutriente que estimula a produção de células de defesa, aumentando a imunidade.

- Iogurte natural. É rico em cálcio e em lactobacilos, que melhoraram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

- Salmão e sardinha. Esses peixes ajudam as artérias a permanecerem longe de inflamações.

- Água. A hidratação é fundamental porque mantém as vias aéreas úmidas, ajudando no combate ao vírus.

Fonte: Portal do Consumidor - 15/04/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário