8 de ago de 2012

Fator Previdenciário

Veja como o fator previdenciário afeta sua aposentadoria

O fator previdenciário, aplicado nas aposentadorias por tempo de contribuição, reduz o valor do benefício dos trabalhadores que se aposentam cedo.

O índice varia de acordo com a idade do segurado, seu tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida. Quanto mais cedo for o pedido de benefício, menor será o valor da aposentadoria.

No simulador abaixo, é possível estimar o impacto do fator. Basta informar a média salarial e a idade em que o trabalhador completar 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.

O cálculo considera a tabela atual do índice. Ele muda para pior todos os anos, em dezembro, de acordo com a evolução da expectativa de sobrevida da população. A medição é feita pelo IBGE.

FATOR 85/95

O governo e o Congresso devem discutir em breve a substituição do fator previdenciário pelo fator 85/95.

A proposta é simples: aposentadoria integral quando a soma da idade do segurado com seu tempo de contribuição for 85, para mulheres, e 95, para homens. O tempo mínimo de contribuição (30 anos, para mulheres, e 35, para homens) seria mantido.

A mudança valeria só para os trabalhadores da ativa. Para novos trabalhadores, estuda-se a implantação de uma idade mínima para a concessão do benefício.

Entenda a proposta do fator 85/95 no quadro abaixo:

  Editoria de Arte/Folhapress  
 
Fonte: Folha Online - 08/08/2012
 http://www.endividado.com.br/noticia_ler-33364,.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário